Por que assistir ao show da Mart’nália

Nunca houve dúvida sobre o talento de Mart’nália. Nascida no berço do samba, sempre acompanhou o pai, Martinho da Vila, nas rodas da Vila Isabel, lugar onde aprendeu a cantar, sambar, tocar violão e pandeiro.

Nós separamos alguns depoimentos de artistas que participaram da composição de músicas do disco “Não Tente Compreender”, que ela vem apresentar no Opinião no dia 16 de agosto, para você já ir se aquecendo pro show. Confira:

 

Adriana Calcanhoto, escreveu “Vai Saber”:

A gente se encontrou em uma cabine que teve em 2005, no filme do Vinicius de Moraes e do qual nós duas participamos. Ela me pediu uma música e na mesma noite eu escrevi. Quando ela gravou, eu ouvi na voz dela aquilo que eu pensei naquela noite quando eu peguei o violão pra compor: a ironia, o swing. Eu estou felicíssima, me achando.

 

Nando Reis, escreveu “Zero Muito”:

Foi engraçado. Eu não gosto de fazer música pensando na cantora, no estilo dela. Eu faço a música pela música.

Há alguma coisa na voz da Mart’nália que quase machuca, pois ela parece ancestral, é como se tocasse em sentimentos ancestrais da sua própria história. Há uma espécie de corte, como um metal que fizesse uma pequena fissura na sua pele, mas ao mesmo tempo tem a beleza da cor do sangue que aflora.

 

Gilberto Gil, fez “Eu te Ofereço”:

Mart’nália é muito entusiasmada com a coisa toda da música, muito alegre, muito energética. Mas é uma intérprete suave, ela canta de um modo muito doce, até. Eu queria fazer uma canção neutra, mas acabei fazendo uma canção que é dela, pra ela, e que fala um pouco dela. Ela tem a pose do samba, da canção brasileira em geral, mas ela tem a pegada rock, gosta muito da música negra, africana, caribenha, tudo isso se reflete no modo dela cantar.

 

Pai da cantora, Martinho, fez “Reversos da Vida”:

Mart’nália começou por brincadeira, foi tudo por acaso, acontecendo. Ela é a maior. É a única que é mesmo completa: canta bem qualquer tipo de som, compõe bem e também é musicista, toca baixo e violão legal, percussão. Ela é total.